14.11.09

Servidor preso por desviar merenda foi inocentado por sindicância de 2007

 

 

O servidor público municipal, Antônio Fonseca Tavares, preso ontem à noite pela Polícia Civil por desvio de merenda escolar, foi acusado do mesmo crime em 2007, mas inocentado pela sindicância feita na época.

Ontem foram apreendidos 500 quilos de merenda, que saíram do precário depósito da prefeitura no anel de Contorno. Como já existia desconfiança sobre o desvio, o caminhão que conduzia a carga foi parado por agentes da própria Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na avenida presidente Dutra. O caminhão foi levado para a vizinha Decarga (delegacia de roubo de cargas), que fica na avenida Maria Quitéria, onde se constatou que não existia a documentação necessária para a retirada da merenda.

O delegado João Rodrigo Uzum anunciou a autuação em flagrante do servidor público municipal, Antônio Fonseca Tavares, 46 anos, que tomava conta do depósito e liberava o material. “Chegamos à conclusão de que de fato se trata de um desvio de merenda escolar. Ele a princípio negou, mas depois, diante da apresentação das evidências entrou em contradição”, observou o delegado.

Foi autuado pelo crime de peculato (artigo 319 do Código Penal), que tem pena prevista de até 12 anos.

O filho de Antônio, Paulo César Suzart de Jesus, 29 anos, que estava no caminhão, também ficou preso. “Ele distribuía essa merenda. Desviava e vendia em alguns pontos, que serão investigados dentro do inquérito”, explicou Uzum.

No momento da apreensão, o funcionário não estava no caminhão nem no depósito. Mas acionado pelo filho, apareceu na delegacia com notas fiscais para tentar justificar a remessa da mercadoria. No entanto, as notas apresentadas não coincidiam com os produtos apreendidos.

 

INVESTIGAÇÃO DE 2007

Em 2007, o funcionário Antônio Fonseca Tavares foi preso no mês de maio, sob a mesma acusação de desvio de merenda. Produtos como biscoito e leite em pó foram encontrados na casa de uma ex-cunhada dele (irmã da ex-mulher). A quantidade não foi informada. A apreensão ocorreu em meio a uma investigação sobre tráfico. Na mesma casa a polícia encontrou quase quatro quilos de maconha, balança e um revólver.

A secretaria de Educação abriu, então, uma comissão de sindicância, que em junho chegou à conclusão de que Antônio era inocente. Mas a procuradoria, a quem caberia a palavra final, achou que o relatório era inconclusivo e pediu mais investigação, que afinal foi encerrada no final de dezembro.

Antônio, que fora afastado da função no almoxarifado foi definitivamente declarado inocente e reassumiu o cargo. A então secretária de Educação, Ana Rita Neves, disse que houve confusão com outra pessoa de mesmo nome e que a merenda encontrada na casa na verdade não era merenda. Eram doações.

 

RONALDO DEFENDE

Em entrevista hoje no programa Acorda Cidade, o ex-prefeito José Ronaldo deu declarações em tom de defesa de Antônio, em relação às acusações de 2007. “Se a polícia prendeu e liberou é porque não encontrou culpas radicais ou reais sobre o cidadão”, opinou (aqui há uma confusão de conceitos, porque a polícia também prende para investigar; entretanto uma pessoa não pode ficar presa indefinidamente sem julgamento. A liberação não implica em inocência).

Ronaldo prosseguiu nas explicações: “Foi aberta uma sindicância, foram feitas todas as apurações, ouvidas várias pessoas e feito todo o processo como deve ser feito pela lei. Não acharam culpa no servidor. Nada ficou provado que o servidor teria retirado do almoxarifado a merenda. A sindicância apurou que a merenda não havia saído de lá. Havia sido dada por empresas que vendiam produtos na cidade a essas pessoas que viviam naquela casa. Também não recebemos nada da polícia dizendo que tinha encontrado culpa no funcionário”, argumentou.

A versão do ex-prefeito é bem diferente do que informou o delegado João Uzum em entrevistas concedidas ontem. Ele rememorou o caso de dois anos atrás, dizendo que na verdade a polícia tinha prendido as pessoas da casa como traficantes e foi surpreendida ao encontrar a merenda na casa. “Chegamos na época à conclusão no inquérito policial de que quem entregou a merenda a estes traficantes foi exatamente esse funcionário”, relembrou.

 

SINDICÂNCIA

O atual governo decidiu fazer uma sindicância completa, com um balanço de tudo que há no depósito, para conferir a real dimensão do problema. O prazo para a conclusão é de oito dias.

A comissão de sindicância é composta pelo secretário de Administração, João Marinho Gomes Júnior, de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, o sub-procurador do Município, Cleudson Santos Almeida, o presidente da comissão de licitação, João Urias Barros e o diretor do Departamento de Administração Geral, Luiz Antônio Macedo Cruz.



(clique na imagem para ver maior e note as condições do galpão que armazena a merenda)


MOTORISTA LIBERADO

O motorista do caminhão, Marivaldo Alves Santos, 37 anos, foi considerado inocente pelo delegado, “ao que tudo indica”. Bem como os dois ajudantes Nelson Gonçalves Coelho e Ataíde Souza dos Santos e Santos. O motorista alegou que estavam apenas prestando serviço de transporte e não sabiam a origem do produto. Mas contou que já havia feito anteriormente duas viagens, cobrando R$ 80 por cada uma e que o destino não foi nenhuma escola municipal.

Posted via email from Glauco Wanderley

13.11.09

“A impregnação de veículos clandestinos prejudica as empresas que operam licitamente”

 

O autor esqueceu ou não quis colocar o nome (embora tenha posto o email) no comentário ao texto “O Sincol não é mais o mesmo. O transporte é”. Mas a qualidade da reflexão justifica a publicação. Seguem-se as palavras do misterioso mestrando spectronn:

 

É preciso amplitude de visão para identificar que, não da forma como esperamos, houve uma melhora no transporte coletivo de Feira de Santana, desde a implantação do Sistema Integrado. Foi amplamente divulgado que a Transportes Princesinha adquiriu, neste ano, 26 ônibus novos e entre os anos de 2007/08 houve a renovação total da frota da empresa Viação 18 de Setembro. É importante percebermos que há políticos que utilizam o transporte local como palanque e esquecem de identificar soluções, apresentando apenas problemas. Feira de Santana possui um elevado número de ruas que não possuem pavimentação, principal elemento para a ineficiência do transporte, já que dificulta a conservação dos veículos e contribui para a sua danificação. É notável que os bairros que não possuem pavimentação tem um transporte mais irregular e um maior índice de veículos quebrados. A impregnação de veículos que realizam transporte CLANDESTINO pela cidade, acaba prejudicando as empresas que operam licitamente.

Será que qualquer empresa que se preze estaria contente em prestar um serviço de má qualidade? Qual tipo de empresa poderia ter este propósito? Já que a qualidade de um serviço/produto é o que mantém uma empresa no mercado.

Dentre os principais problemas que afetam o desempenho e a qualidade do transporte coletivo pode-se destacar a falta de políticas públicas que visem promover a organização da atividade, bem como ausência de políticas de inibição da atuação de fornecedores de transporte clandestino. Este último provoca um ciclo vicioso, pois na medida em que não há combate a clandestinidade, afeta os resultados das concessionárias, as quais reduzem a eficiência que, por sua vez, fomenta ainda mais a clandestinidade. As políticas públicas devem ser voltadas para promoção da qualidade do serviço de transporte coletivo, garantindo a mobilidade das pessoas, conforto e modicidade. 

Um sistema de transporte coletivo planejado, otimiza o uso dos recursos públicos, possibilita investimentos em setores de maior relevância social e uma ocupação mais racional e humana do solo urbano. O transporte público é uma prioridade governamental em todo o mundo, pelas vantagens sociais e reduções das emissões poluentes ao meio ambiente. No entanto, vemos que o município está regulamentando 500 moto-taxistas. O transporte individual destrói uma cidade e não promove a sustentabilidade ambiental do nosso município, Estado, País e Planeta. O aquecimento global é um problema de todos nós.

Toda conseqüência tem sua(s) causa(s). É preciso enxergar a(s) causa(s) para podermos apresentar soluções. 


Mestrando em Desenvolvimento Regional.
spectronn@hotmail.com

Posted via email from Glauco Wanderley

Caminhão flagrado desviando merenda da prefeitura

A Polícia Civil está apurando suspeita de furto de merenda escolar da Prefeitura Municipal de Feira de Santana. Um caminhão, carregado com produtos da merenda e sem guia de remessa, foi apreendido no início da noite desta sexta-feira (13).

A interceptação do veículo ocorreu na avenida Presidente Dutra, por volta das 18 horas. O caminhão, conduzido por Marivaldo Alves Santos, 37 anos, continha cerca de 500 quilos de merenda.

Além de Marivaldo Santos, outras três pessoas estavam no caminhão. Paulo César Suzart de Jesus, 29 anos; Ataíde Souza dos Santos e Santos, 22, além de Nelson Gonçalves Coelho, 27. Todos foram conduzidos à sede da Decargas, na avenida Maria Quitéria.

Conforme apuração inicial, a mercadoria teria sido liberada do Depósito Central da Secretaria Municipal de Educação por um servidor da Prefeitura, que teve o nome preservado. A prefeitura já tinha desconfiança de que ocorria o desvio.

O secretário municipal de Educação, José Raimundo Pereira de Azevedo, determinou a instauração de uma sindicância para apurar as circunstâncias quanto à liberação da merenda escolar do depósito.

“A nossa determinação é que a merenda escolar somente deve ser liberada durante o dia, acompanhada da guia de remessa. Vamos apurar o fato”, garantiu José Raimundo.

Posted via email from Glauco Wanderley

A imundície do Jacuípe


Se não me engano foi em 2006 que a revista Veja publicou breve reportagem sobre a poluição dos rios brasileiros, na qual entre os mais poluídos aparecia o Jacuípe. Foi resultado de uma pesquisa com coleta de água feita de avião por meio de vôos rasantes do casal de pesquisadores Gerard e Margi Moss.

E o que foi feito desde então? Nada. O fato nem mesmo repercutiu.

Ontem Feira de Santana teve uma eloqüente demonstração da imundície da água que faz parte do sistema que abastece nossas casas.

A sujeira (esgoto e lixo sólido) que desce junto com a água é tanta que tapou a passagem por baixo da ponte que existe no começo da BR 116 Sul. A responsabilidade pelo rio é da Embasa, mas o diretor do Centro de Abastecimento da prefeitura, Cláudio Soares, mora vizinho, passa todo dia pelo lugar e sente o mau cheiro que impera. Ele então solicitou à própria prefeitura que enviasse um trator para pelo menos retirar o grosso da sujeira e liberar a passagem da água pela tubulação, de maneira que não tranbordasse por cima da ponte.

Pois bem, o resultado é o monte de lixo desta foto, de Reginaldo Pereira, na qual aparecem vários pneus velhos jogados no rio pela população mal educada e desorientada. Agora certamente a remoção do entulho pós-secagem terá que ser feita também pela prefeitura. Difícil imaginar que subitamente a Embasa se preocupará com o tema, mas quem sabe!

Posted via email from Glauco Wanderley

Antares ensina e desperta vontade de aprender

Excelente matéria da TV Uefs mostrando como está o Museu Antares de Ciência e Teconologia. Texto e imagens à altura do trabalho didático que hoje é desenvolvido naquela instituição (de ruim no vídeo só o costumeiro mau hábito de edição de colocar o fundo musical alto demais, competindo com a narração do repórter).

O Antares não é mais somente um observatório astronômico. Toda escola que levar seus alunos ali poderá ao mesmo tempo proporcionar novos conhecimentos e despertar na criança o interesse pela ciência. E o trabalho está apenas começando, já que a meta é equipar muito mais a área, contando toda a história da evolução do planeta e da espécie humana tal como é concebida hoje pelos cientistas.

Aqui no blog, um texto mais detalhado sobre o assunto, escrito em agosto. E abaixo, a reportagem da TV Uefs.


Oi, campeã das reclamações

 

Não é notícia repetida. E é. A lista de reclamações do Procon em Feira de Santana em outubro coloca de novo a Oi como a campeã das queixas. Exatamente como em junho. Desde então o Procon não vinha divulgando a estatística, o que voltou a fazer agora em novembro.

A Oi segue inabalável como a empresa que mais atormenta a paciência do consumidor. Pelo menos o número de queixas baixou de 191 para 92. Quem piorou bastante foi a Embasa. Das empresas mais problemáticas, 4 são telefônicas, 1 é loja ligada ao setor e 4 são bancos ou financeiras. 

Veja o gráfico:


Posted via email from Glauco Wanderley

Pai preso por matar filho viciado

 

O ajudante de caminhão Luis Edmundo Lima da Silva, 45 anos, foi preso pela polícia civil de São Gonçalo dos Campos, por ter matado com tiros o próprio filho, Fabrício Sobral da Silva, 21 anos.

A prisão ocorreu na manhã de ontem, quando Luís tentava retirar o corpo do filho para sepultamento. Segundo o delegado Jean Silva, o crime foi na frente da casa da família, no povoado de Ouro Verde e as primeiras informações são de que o pai estava tentando se defender do ataque do filho, que o ameaçava com uma faca.

O delegado informou que Fabrício era viciado em drogas desde os 14 anos e em outras ocasiões tinha agredido os pais. “Fabrício não trabalhava e praticava roubos na vizinhança para conseguir dinheiro para comprar drogas, mas o pai pagava as vítimas e evitava que ele fosse denunciado”, explica Jean Silva.

Na noite de quarta-feira Fabrício foi advertido ao chegar em casa drogado, o que gerou uma discussão. O filho exaltou-se e resolveu partir para cima do pai, empunhando uma faca. O inquérito ainda não foi concluído, mas a princípio o delegado entende que os tiros foram disparados em legítima defesa.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

12.11.09

Governo reconhece, mas contorna o excesso de pulseirinhas

A prefeitura divulgou agora à noite a resolução adotada no caso das pulseirinhas em excesso, compradas para o Hospital da Mulher no governo passado.

O excesso foi trocado por gelco (equipamento usado para aplicação de soro), escalpes, compressas cirúrgicas, fios de sutura e equipos macrogotas, um dos mais utilizados.

Uma sindicância foi instalada para apurar este caso e também a denúncia de sumiço de equipamentos no Hospital Ignácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. Esta foi considerada “totalmente improcedente”, pois “ficou provado que parte estava em manutenção e o restante no almoxarifado da unidade”

A justificativa para a demora na apuração é que foram realizadas muitas diligências, houve necessidade de ouvir muitas pessoas e, “principalmente, pelo zelo na condução dos trabalhos”.

PS: O crime afinal ficou sem castigo, porque descoberto o escândalo, o próprio crime acabou sendo evitado. Mas quem comprou tanta pulseirinha e porque comprou tanta pulserinha, nunca se saberá.

Morre o professor Almery, candidato a prefeito em 2008

O professor Almery (PSDB), quarto colocado nas eleições para prefeito de Feira de Santana no ano passado, morreu hoje em Salvador.

Ele sofria de hepatite e estava internado no hospital Português. A notícia foi confirmada agora há pouco no programa De olho na cidade, de Jorge Biancchi da Rádio Sociedade, que por sua vez citou como fonte a produção do Acorda Cidade, de Dilton Coutinho.


Posted via email from Glauco Wanderley

O Sincol não é mais o mesmo. O transporte é

Numa prova de que o problema do transporte em Feira de Santana vai muito além de uma supostamente famigerada associação de empresas dedicadas a extorquir o usuário e prestar péssimo serviço, nota-se um progressivo enfraquecimento do Sincol. O serviço, entretanto, continua o mesmo. Mesmo que se diga que a perda de prestígio não é tanta, que há encenação pelo meio das derrotas do Sincol, é inegável que hoje há muito mais oposição contra as empresas.

Prega-se agora com freqüência pelo rádio o rompimento do contrato e o ingresso de novos operadores no setor. Porém simplesmente trocar de empresa não resolverá o problema. Trocas de empresa, de verdade ou de fachada, já houve muitas ao longo dos últimos anos. O serviço não melhorou.

Em muitos anos, o SIT (Sistema Integrado de Transportes) foi a única tentativa um pouco mais ousada de melhorar. Muito pouco, diante do caos que é o serviço.

A cidade cresceu muito economicamente na atual década. E espalhou-se ainda mais, com a abertura de novos condomínios.

A população apelou para o improviso do motoboy, um serviço hoje parte clandestino, parte legalizado, mas que de um modo ou de outro jamais pode ser considerado solução para transporte coletivo nem em uma cidade de 100 mil habitantes, muito menos em uma de 600 mil.

Outra medida adotada pelas pessoas foi comprar motos, veículo cujas vendas explodiram, tornando Feira de Santana uma das cidades com maior índice de venda de motos do Brasil, de acordo com recente levantamento publicado em reportagem da revista Veja.

Entretanto evidentemente há uma enorme quantidade de pessoas que por diversos motivos jamais vai andar de motoboy ou moto própria e o transporte individual nunca será alternativa ao coletivo.

Já passou da hora de Feira de Santana elaborar um projeto para o presente e para o futuro de transporte coletivo, que inclua até mesmo planos mais ambiciosos como metrô de superfície. Com linhas de ônibus planejadas. Com horários que atendam de modo decente a necessidade das pessoas e não das empresas.

Para tanto, é preciso coragem. O atual governo terá este componente que faltou aos anteriores?

Posted via email from Glauco Wanderley

11.11.09

Iniciativa Cidade Digital é premiada

 
 

O projeto Feira Digital, desenvolvido pela Prefeitura de Feira de Santana, acaba de ser contemplado com o Prêmio TI & Governo, e será publicado no "Anuário TI & Governo 2009", a ser lançado pela Plano Editorial, responsável também pela publicação do "Informática Hoje", do "Telecom" e da newsletter "TI & Governo", entre outros títulos.

Os projetos foram classificados em três categorias: e-Administração Pública, e-Serviços Públicos e e-Democracia. Na avaliação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos, segundo Wilson Moherdaui, diretor da Plano Editorial.

O Governo Municipal vai ser informado em breve sobre a solenidade de entrega da premiação em concomitância com o lançamento da quinta edição do "Anuário TI & Governo".

A comissão julgadora que avaliou os projetos, incluindo o Feira Cidade Digital, foi integrada por Rogério Santanna (secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento); José Luis Bizelli (do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp); Norberto Torres (professor, integrante do Tec-Gov da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo); Vanda Scartezini (da Pólo Consultores Associados); Alexandre Campos (do IDC); Armando Dal Colletto (diretor da Business School São Paulo); e a jornalista Tatiana Sendin (da Plano Editorial).


Posted via email from Glauco Wanderley

Juiz vai eliminar hora de tolerância no toque de recolher

Adolescentes na praça em Santo Estêvão: de dia pode (foto Reginaldo Pereira)

O juiz José Brandão Neto, da comarca de Santo Estevão, a 160 quilômetros de Salvador, vai aproveitar que o Conselho Nacional de Justiça manteve o toque de recolher em todo o país, para retirar da portaria municipal a tolerância de uma hora, que havia nos finais de semana e feriados, para que os adolescentes permanecessem nas ruas desacompanhados dos pais.

Ele acredita que manter um horário fixo todos os dias vai ajudar a reduzir ainda mais as ocorrências envolvendo crianças e adolescentes, embora se mostre satisfeito com os resultados alcançados desde junho, quando começou a valer a restrição de horário.

Segundo Brandão, houve queda de 71% em casos de violência nesta faixa etária. Já o número de adolescentes levados ao juizado por desobedecer o horário caiu de 80 no primeiro mês para uma média de 40 nos últimos dois meses. Quem tem até 12 anos, pode ficar na rua até 20h30min. Menores de 18 não podem passar das 23 horas fora de casa.

O Conselho Nacional de Justiça julgou ontem a ação proposta por Luis Eduardo Auricchio Bottura, que questionava o toque de recolher implantado por juízes de sete cidades nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia.

O CNJ preferiu não se manifestar, entendendo que o assunto deve ser tratado a princípio no âmbito dos Tribunais de Justiça dos respectivos estados. De acordo com o juiz Brandão, não existe no Tribunal de Justiça da Bahia nenhuma ação contra o toque de recolher. “Quem mais teria legitimidade para questionar neste caso seria o Ministério Público, mas eles apoiam a medida”, afirma o juiz.

QUEIXAS

Os adolescentes que estavam acostumados a ficar na rua até quando desejavam, ainda não se acostumaram com a regra. É o caso de Maria de Fátima, 16 anos. “É muito ruim. A gente vai dormir muito cedo. Antes ia para casa 1 ou 2 da manhã”, detalha. A mãe, ela admite, adorou a novidade. “Ela achou ótimo. Todas as mães acham”, acredita.

Nem todas. Patrícia Santos, que tem um filho de 10 anos, reclama da abordagem feita pelos comissários de menores. A portaria permite que os filhos fiquem na rua, sem limite de horário, se os pais estiverem juntos. “Mas eles não querem saber. Mandam ir para casa. Metem medo nas crianças. São crianças, não marginais”, critica.

Já a vizinha, Karina Silva, aplaude. “Tinha muito pivete que ficava aqui. Agora está mais tranquilo”, avalia a dona de casa, que mora em frente a uma praça onde os meninos costumavam se reunir.

Posted via email from Glauco Wanderley

Getúlio Vargas tem nova iluminação


O canteiro central da avenida Getúlio Vargas está ganhando “iluminação cênica”. Em fase experimental, os equipamentos estão em funcionamento desde a noite desta terça-feira (10), no trecho entre o Viaduto Francisco Pinto sobre o Anel de Contorno até as imediações dos equipamentos de ginástica. A iluminação, em tons variados, fica instalada no chão, iluminando a copa das árvores.

A previsão é de que até final deste mês toda a extensão da avenida Getúlio Vargas seja concluída. A instalação elétrica está sendo totalmente embutida no chão, já com estrutura para implantação também da iluminação de uma pista de cooper no canteiro central.

O secretário de Serviços Públicos, Luiz Araújo, observa que além da instalação elétrica, também está sendo implantada uma rede hidráulica visando garantir a irrigação permanente do canteiro central. Novas árvores estão sendo plantadas como parte do tratamento paisagístico da avenida.

Posted via email from Glauco Wanderley

Golpistas fingem ser funcionários da prefeitura para roubar idosos

 

A Secretaria de Saúde não está realizando nenhum cadastro de idosos para receber benefício do programa Bolsa Família, nem para entrega de medicamentos. O alerta está sendo feito por funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Serraria Brasil em função da identificação de cinco vítimas de dois estelionatários que vêm agindo há pouco mais de um mês.

Os golpistas se passam por funcionários públicos municipais. O alvo dos estelionatários tem sido as pessoas idosas. As vítimas identificadas até o momento residem entre os bairros Serraria Brasil e Brasília.

A enfermeira Jaciara Marinho, da Unidade Básica de Saúde da Serraria Brasil, informa que um dos suspeitos é moreno e tem pouco mais de 40 anos. Ele se passa por agente comunitário e alega estar fazendo cadastro dos idosos para receberem o medicamento em casa. Pede o cartão de benefício da vítima e o substitui por outro, sem que a pessoa perceba.

O segundo estelionatário foi descrito pelas vítimas como sendo um rapaz mais jovem, de cor branca, alto e que se identifica como funcionário da Secretaria de Saúde, mostrando inclusive um crachá. Afirma estar fazendo cadastro para o programa Bolsa Família. Pergunta se a pessoa tem conta na Caixa Econômica Federal. Quando a vítima confirma a existência da conta, o estelionatário diz que no sistema não consta o nome dela. A pessoa mostra o cartão, que em seguida é trocado pelo falsário.

De posse do cartão os ladrões roubam o dinheiro que encontram na conta. Os agentes comunitários estão tentando informar as pessoas sobre o golpe nas comunidades onde atuam.

Posted via email from Glauco Wanderley

10.11.09

CNJ se declara incompetente e toque de recolher permanece

Brandão dá entrevista ao lado de uma pilha de abaixo-assinados pró toque de recolher (foto Reginaldo Pereira)


O Conselho Nacional de Justiça, reunido agora pela manhã, decidiu que não é de sua alçada resolver sobre toque de recolher. Portanto, não acatou o pedido de suspensão da medida, em cidades de vários estados, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Bahia.

Na Bahia, o maior defensor da restrição é o juiz de Santo Estêvão, José de Souza Brandão Neto, que pretendia levar o caso ao STF, caso o CNJ acatasse o pedido de suspensão da medida, feito pelo cidadão Luiz Eduardo Auricchio Bottura.

Brandão argumenta que a proibição de menores andarem nas ruas à noite desacompanhados dos responsáveis levou a uma redução 71% da violência infantil em sua comarca e desafia os críticos.

“Eu quero saber o que esses grupos, que se dizem de direitos humanos, fazem com os adolescentes morrendo no tráfico de drogas, embaixo das pontes, cheirando cola, na prostituição desenfreada em lupanares e na BR. Aqui, na BR 116 (Rio-Bahia), caminhoneiros pedófilos fugiram da região por causa do toque de acolher e eliminamos a droga do pior bairro da cidade”, relata o juiz. Ele prefere classificar o procedimento assim: toque de acolher.

Brandão pretende defender a medida em sessão na Câmara de Feira de Santana, pois ficou sabendo da disposição de autoridades policiais de ouvir sobre o assunto e diz que espera uma convocação dos vereadores.

Em Feira de Santana, o juiz da Vara da Infância e Adolescência, Walter Ribeiro Júnior, já deu entrevistas em que se colocou contrário ao toque de recolher.

Posted via email from Glauco Wanderley

Fazer o quê em El Salvador?

 

Segundo Wagner, a viagem a El Salvador e República Dominicana, é uma agenda de compromissos de missão comercial, de intercâmbio social e de amizade com esses dois países.

Levi Vasconcelos hoje na coluna Tempo Presente, de A Tarde, dá outra motivação:

“De comercial a missão não tem nada. Afinal os dois países são paupérrimos. Wagner foi a El Salvador porque o novo presidente do país, o jornalista Maurício Funes, é casado com a brasileira Vanda Pignato, paulista, filiada ao PT, de quem o casal governamental baiano é amigo.

A agenda oficial é apenas para justificar uma visita de cortesia, que pode se transformar em solidariedade, agora que um furacão causou nova tragédia lá. E só. A República Dominicana é um aprazível complemento”.

Wagner alega que é muito mais: “Estamos trazendo para cá algumas experiências de programas das Voluntárias Sociais, vim para mostrar algumas experiências de diálogo social do Brasil e da Bahia nesses dois países, que são amigos do Brasil, com quem queremos estreitar as nossas relações”, afirmou.

Posted via email from Glauco Wanderley

9.11.09

PDT se organiza para as eleições

 

De acordo com Reginaldo Tracajá, pedetista histórico ainda saudoso de Brizola e Waldir Pires, o partido está se articulando para a definição de candidaturas para a eleição do ano que vem.

O presidente José Francisco Pinto (Zé Chico), organiza a eleição do diretório municipal e procura um imóvel para alugar, onde funcionará a sede do partido.

Entre as candidaturas, o fotógrafo e colunista (no bom sentido) promete  surpresas que deixarão eleitores “vibrando de alegria, ou, quem sabe, enraivecidos”.

Posted via email from Glauco Wanderley

Fiscalização chegou também às vans superlotadas

 45 vans do transporte alternativo complementar e sete ônibus do transporte coletivo urbano foram multados e apreendidos pela Secretaria de Transportes e Trânsito nas blitze feitas entre sexta-feira (6) e domingo (8). Os veículos estavam com superlotação, documentação irregular, sem limpeza adequada ou sem conservação.

Foram notificadas 30 vans na sexta-feira e mais 15 no sábado (7). A maioria dos veículos apresentou excesso de passageiros.

Na sexta-feira foram apreendidos três ônibus urbanos e aplicadas multas em sete deles. Enquanto um dos veículos estava sem extintor de incêndio e sem documentação, os demais estavam com a documentação irregular.

O diretor de Transportes da Secretaria de Transportes e Trânsito, Denílson Santiago Santos, explica que durante a ação também estão informando sobre a ilegalidade de exigência do comprovante de freqüência escolar a estudantes. “Informamos e mandamos retirar os avisos dos veículos”, destacou.

Posted via email from Glauco Wanderley

Produções de todo o mundo no Festival Nacional 5 Minutos


Acontece entre 16 e 21 de novembro, em Salvador, o 13º Festival Nacional 5 Minutos. O evento, além da mostra competitiva - que distribuirá R$ 30 mil em prêmios - e do panorama nacional, conta com ampla programação de mostras paralelas que englobam a recente produção audiovisual de diversas partes do mundo. Tudo gratuito.

Mostras Paralelas buscam a inovação

A vez dos baixinhos - É a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. "Apresentamos uma alternativa ao que é mostrado na televisão. O cinema é um instrumento poderoso de educação e celebração das diferenças. Claro que divertir é essencial, mas podemos fazer mais. Podemos ensinar a criança valores positivos", afirma a diretora da mostra catarinense, Luiza Lins.

Mostra Media Sana - Uma mostra com vídeos que são exibidos e editados ao mesmo tempo, ao vivo. É o Live Cinema, que será apresentado dia 20 de novembro. O grupo realiza remixes (acompanhados de música eletrônica) de imagens, manchetes de jornal e depoimentos colhidos em transmissões de emissoras de TV, que se transformam, a cada apresentação, em um produto diferente. O teor político está sempre presente nas composições do Media Sana, que mostra em Salvador oito de suas criações.

Duas Mostras Universitárias - Em parceria com o Centro Universitário Unijorge, o evento realizará duas mostras audiovisuais: a Doc e a Microfilme. A mostra Doc dá vazão aos documentários de curta e média-metragem, produzidos por alunos de jornalismo de Salvador, enquanto a de microfilmes apresenta vídeos de 1 minuto, criados através de mídias móveis (celulares, câmeras fotográficas, etc.).

Vivo arte.mov - Em 2009, a programação do Festival conta com a parceria do Festival Internacional de Arte em Mídias móveis, o Vivo arte.mov, realizado anualmente em Belo Horizonte. São 47 produções realizadas em meios portáteis, para exibição em celulares e computadores, com duração de até três minutos.

Dot Mov - Acontece em várias cidades do Japão, em novembro. As exibições em Salvador serão realizadas entre os dias 18 e 20. São 19 filmes do Japão, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha e Austrália.

Curta-metragens no Cine Aberto - No dia 18 de novembro, acontece a mostra "Cine Aberto - Ponta de Areia", com exibição de curta-metragens mineiros e baianos.

Dockanema, festival de documentários realizados anualmente em Moçambique. O público brasileiro poderá participar, no dia 20, do debate com o fundador e diretor do evento, Pedro Pimenta.

O festival é realizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Quando: 16 a 21 de novembro de 2009

Onde: Salas Walter da Silveira e Alexandre Robatto, e foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

Quanto: grátis

Posted via email from Glauco Wanderley

Praças ganham iluminação de Natal



As principais praças de Feira de Santana já começaram a receber decoração natalina. A primeira delas é a que fica entre o cruzamento da avenida Maria Quitéria com a avenida Getúlio Vargas. No local, onde há também o monumento que homenageia a heroína Maria Quitéria, a instalação das luzes especiais está em fase de conclusão.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos Luiz Araújo a próxima praça a ser decorada é a Bernadino Bahia, que já recebe a instalação de algumas peças. Ele afirma que até o final de novembro outras praças serão iluminadas especialmente para que a cidade viva o espírito natalino.

A decoração instalada no cruzamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas contempla também árvores próximas ao entorno. A iluminação vai ser testada às 19 horas desta segunda-feira (9). “Se tudo estiver funcionando bem, as luzes vão passar a iluminar a cidade já a partir de hoje”, declara o secretário.

(texto da secretaria de Comunicação)


Enade, Lula e a imprensa

O Enade, exame destinado a avaliar as universidades, teve a polêmica questão a seguir, na prova dos alunos do malfadado curso de Comunicação Social:

Quando o presidente Luís* Inácio Lula da Silva afirmou que a crise financeira mundial era um tsunami no exterior, mas no Brasil uma “marolinha”, vários veículos da mídia criticaram a fala presidencial. Agora é a imprensa internacional que lembra e confirma a previsão de Lula.

Considerando a realidade atual da economia no exterior e no Brasil, é CORRETO afirmar que houve, por parte dos críticos,

a) Atitude preconceituosa

b) Irresponsabilidade

c) Livre exercício da crítica

d) Manipulação política da mídia

e) Prejulgamento

Considerando a postura sempre ácida do governo em relação à mídia,

considerando o excessivo melindre em relação a qualquer crítica,

considerando a acusação pré-moldada de que qualquer crítica ao governo é articulação de Serra, FHC e PSDB com o PIG, o “partido da imprensa golpista” concebido na mente perturbada de Paulo Henrique Amorim,

o estudante, coitado, só há de pensar que a resposta certa deve ser A,B,D ou E.

A resposta dos sonhos do governo deve ser a letra D, que é a que mais combina com o discurso governista.

Mas, diz o jornalista Ricardo Noblat que o gabarito indica letra C (livre exercício da crítica) como a resposta correta. Diante do enunciado tendencioso, é de se estranhar. Mas se a resposta certa é letra C, então a capciosa questão é apenas um aviso do que pode vir no próximo Enade. E a resposta correta uma concessão momentânea ao bom senso. De qualquer modo, deveria ser anulada, porque induziu os alunos ao erro (e de quebra mostrou que não se pode levar o Enade a sério mesmo).

Não estranhemos se, em 2010, como homenagem no último ano do mandato do presidente popular, o Enade tiver uma questão assim:

Assinale qual das opções abaixo melhor define o presidente Lula

a) o governante mais popular do mundo;

b) o melhor da história do Brasil;

c) o cara;

d) todas as anteriores

* Eles que escreveram na prova o Luís com S. O nome do homem é com Z

Posted via email from Glauco Wanderley

Feira VI já lidera acesso à internet pública

Em processo de implantação iniciado há seis meses, o programa de Internet livre Feira Cidade Digital atinge a marca dos 67 mil acessos, com o sinal de distribuição em apenas seis bairros da cidade. Neste período, mais de 2.100 pessoas já se cadastraram ao serviço, oferecido pelo Governo Municipal sem nenhum custo ao cidadão feirense, bastando apenas se cadastrar pela própria internet.

O Feira Cidade Digital já dispõe de sinal de Internet nos bairros Feira X, contemplando também o bairro Mochila; Rua Nova, propagando até o Morada do Sol; Jomafa, chegando ao 35º BI e praça do Luiz Eduardo Magalhães; Feira V; Feira VI, propagando pelo Parque Ipê, Campo Limpo e campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); e também na Praça de Alimentação Gilson Pereira, na avenida Getúlio Vargas.

O diretor-presidente da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa, César Orrico, observa que o conjunto Feira VI, localidade mais recente a ser contemplada com o programa, já desponta liderando no volume de acessos.

“Isto ocorre porque este conjunto é considerado um bairro universitário, devido à grande quantidade de estudantes que residem no local. Além disso, também é a comunidade onde existem mais computadores e notebooks por metro quadrado da cidade”, destacou.

A pretensão do Governo Municipal é de implantar o programa de Internet livre em todos os 44 bairros e mais oito distritos feirenses. A previsão, segundo César Orrico, é de que o sistema seja totalmente instalado até final do próximo ano.

“Vamos dar maior impulso na implantação deste programa de Internet gratuita na cidade a partir do próximo mês, quando a Prefeitura fará licitação pública visando contratar empresa para instalação dos equipamentos”, destacou.

(texto da secretaria de Comunicação)

Posted via email from Glauco Wanderley

Uefs prorroga inscrição do vestibular até 5ª-feira

 

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) prorrogou até quinta-feira (12) as inscrições para o vestibular 2010.1, com possibilidade de pagamento do boleto até sexta-feira (13). A inscrição é feita exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, seção Processo Seletivo.

As provas serão aplicadas de 7 a 9 de fevereiro de 2010.

Outras informações na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central, ou através dos telefones (75) 3224-8224 e 3224-8030.

Posted via email from Glauco Wanderley

Aumentam os carros, aumenta a gatunagem

Entre carros e motos, 754 veículos foram roubados em Feira de Santana em 2008.

O ano de 2009 teve 745 veículos levados somente até o final de outubro. Como isso dá uma média mensal de 74 roubos e diária superior a dois, a esta altura do mês de novembro, 2009 já bateu o número de 2008.

Entrevistado pelo reporter Aldo Matos, o delegado regional Fábio Lordelo disse que existem falsos revendedores de carros, na verdade delinqüentes, que alimentam esse agitado comércio. Mas que as leis complacentes permitem que eles sejam presos, soltos, presos de novo... 

E assim gira a economia.

Posted via email from Glauco Wanderley

Fiscalização não encontra chumbinho em Feira

Apesar dos 42 casos de intoxicação, com nove mortes de adultos por causa do chumbinho, registrados no hospital Clériston Andrade em Feira de Santana somente até o final de outubro, a fiscalização da venda irregular da substância na cidade não conseguiu apreender nada este ano.

A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, Ely Carla Souza, alega que não recebeu denúncias de venda clandestina e que nas fiscalizações feitas por iniciativa própria, os vendedores escondem a mercadoria e evitam o flagrante.

A média um pouco superior a um caso de intoxicação por semana, no entanto, demonstra o quanto é fácil obter o veneno. No sábado, 31 de outubro, duas crianças morreram envenenadas na cidade e uma na zona rural. Felipe de Jesus Farias, quatro anos e o primo Joanderson Silva do Vale, três anos, moravam em uma localidade denominada Expansão do Conjunto Feira IX. Eles comeram o veneno colocado em um pão que tinha a finalidade de matar ratos que infestavam a casa.

Bruna de Jesus Santana, dois anos, irmã de Felipe, foi a única sobrevivente, mas teve que ser internada na UTI, onde passou a maior parte da última semana respirando com ajuda de aparelhos. A polícia investiga o caso, mas tanto mãe como o padrasto negaram em interrogatório terem sido os responsáveis pela colocação do chumbinho.

Na noite do mesmo sábado, Railan Conceição Oliveira, de apenas um ano e oito meses, morreu no distrito de Ipuaçu, depois de comer veneno colocado em um pão, com a mesma finalidade raticida.

A sujeira na casa e na vizinhança é o que atrai os ratos na Expansão do Feira IX, de acordo com informação da secretaria municipal de Serviços Públicos, que promoveu uma faxina na região. “As pessoas acondicionam o lixo doméstico em sacos plásticos, acumulam por dois ou três meses, para depois tocar fogo”, explica o secretário Luiz Araújo.

A médica Wilma Ribeiro, que coordena a emergência do hospital, adverte que não se deve improvisar nenhum tipo de tratamento a pessoas envenenadas. “Não pode induzir o vômito, nem dar leite nem água”, adverte, citando as práticas mais comuns adotadas por pessoas que acreditam estar ajudando, mas que na verdade podem agravar a situação.

A maior preocupação deve ser com a rapidez no atendimento, por meio de uma equipe especializada. O veneno é muito forte e a pessoa já começa a passar mal e pode até ficar inconsciente poucos minutos depois de ingerir. “Os sobreviventes podem ter danos irreversíveis, como perda da fala e incapacidade de reconhecer pessoas”, relata a médica.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Leitor condena pinturas da prefeitura no centro

 

Recebemos o bem escrito e fundamentado texto do leitor Godofredo Bezerra, que merece ser reproduzido e levado em consideração.

Reconheço o elogiável esforço do governo de melhorar a aparência da cidade, mas tanto melhor se isso for feito com critério. Portanto, vale a observação do Godofredo, a seguir:

O Senhor já viu as ações de extremo mau gosto que vem sendo realizadas em Feira de Santana?  Já viu os vasos que estão sendo colocados no ponto de ônibus na Avenida Getulio Vargas? E a pintura feita no mesmo ponto? Você acha que Feira de Santana, merece ser tratada como uma cidadezinha do interior, onde o chefe do Poder Executivo resolve pintar os equipamentos públicos com as cores da sua administração?

Feira de Santana é uma cidade de grande porte e não pode ser tratada com tamanha falta de planejamento. Onde estão os técnicos (arquitetos, paisagistas e designers) que poderiam evitar que coisas como estas acontecessem? Será que Feira de Santana tem estes técnicos no seu quadro de funcionários? Ou se tem alguma empresa contratada para fazer este serviço?

Fiz uma viagem há dois anos por algumas cidades que margeiam o Rio São Francisco e passei por Paulo Afonso, Juazeiro e Petrolina, verifiquei vários trabalhos executados nestas cidades que me chamaram muito a atenção por sua beleza. Eram Praças, Parques e Avenidas, todos muito bem planejados, inclusive uma destas Praças tinha ganhado um prêmio mundial.  E sabe o que constatei?  O responsável por todos aqueles trabalhos é um Feirense, isso mesmo um Feirense que como sempre só faz milagres fora de casa, pois a sua casa não o valoriza. Não é isso mesmo? Quantos Feirenses têm de sair da cidade para serem reconhecidos e valorizados? São médicos, artistas e tantos outros profissionais. Mas isto é muito bom, pois Feira de Santana está sempre exportando bons profissionais. O grande problema é que estes profissionais fazem muita falta a nossa cidade. Prova disso são estas intervenções que estão sendo feitas na cidade.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Prefeitura fará campanha contra o fumo e restaurantes querem fumódromos

José Roberto Coutinho (ou Zequinha) conversa com o autor da lei,
Frei Cal (foto Reginaldo Pereira) 

Desde o final de outubro entrou em vigor a lei que proíbe o fumo em locais públicos em Feira de Santana. A fiscalização, no entanto, ainda não começou e o governo municipal vai optar por uma campanha de esclarecimento, antes da aplicação das penalidades previstas na lei. Será feita uma campanha publicitária na mídia e panfletagem direcionada aos fumantes.

Os espaços permitidos para os fumantes ficarão bastante limitados. O cigarro (e qualquer outro produto semelhante, como charuto ou cachimbo) está vetado não apenas em ambientes fechados. Um bar ou restaurante com cadeiras na calçada também precisa obedecer as restrições, que valem também para áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, praças de alimentação, hotéis, pousadas, transporte coletivo e mesmo no comércio, como supermercados, farmácias e drogarias ou bancos.

Entre todos, a proibição de fumar preocupa sobretudo os donos e freqüentadores de restaurantes. O Sindicato do setor reclama da lei não ter previsto a criação de um espaço interno exclusivo para as pessoas que prefiram fumar enquanto estão na mesa. Como o hábito é arraigado para muitos, o presidente do sindicato, Getúlio Andrade, teme que os estabelecimentos possam perder clientes, que vão preferir fumar em casa do que deixar de usufruir o prazer. O sindicato avalia a possibilidade de questionar a lei na justiça.

“Acho que devia valer somente para ambientes fechados. Em bar aberto não. A lei é muito severa”, concorda o tarólogo Roberto Carvalho, que fuma há 18 anos, consome uma carteira de cigarro por dia e acha que a vontade de fumar aumenta quando está bebendo cerveja.

Outra preocupação é com a obrigação do proprietário advertir o fumante e até convocar força policial se necessário para retirar o que se recusa a obedecer a proibição.

“Isso é complicado, porque muita gente não entende”, avalia José Roberto Coutinho, fumante há 30 anos e dono de um movimentado bar na Getúlio Vargas, a principal avenida da cidade. Ele observa que muitos frequentadores fumam enquanto comem, bebem e conversam. Ele também acredita que o ambiente descontraído estimula a vontade de fumar.

O autor da lei, vereador Frei Cal (PMDB), avalia que a fiscalização, a cargo da Vigilância Sanitária, não vai dar conta de vigiar toda a cidade e aposta que a conscientização é o melhor caminho. “Com os avisos que serão colocados alertando para a proibição as pessoas vão assimilar e isso facilita para os donos chamarem a atenção dos clientes”, acredita.

O vereador identifica que já existe na sociedade uma disposição contrária ao fumo e conta que recebeu parabéns até de fumantes pela iniciativa da lei, que pode ajudar alguns a largar o vício. Ao mesmo tempo reconhece que o cigarro ainda prejudica muito a saúde pública. “Existe na cidade um único ponto de atendimento público para pessoas que querem deixar de fumar. E não dá conta da demanda”, atesta.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

8.11.09

Wagner viaja para América Central

 

O governador Jaques Wagner embarcou neste domingo (8) em missão comercial aos países de El Salvador e República Dominicana. Além de encontros entre Wagner e os presidentes desses países, estão previstas também assinatura de cartas de intenção para cooperação técnica na área do trabalho decente. Na programação da viagem, que dura até dia 12, ainda constam palestras do governador nas sessões plenárias do Conselho Superior do Trabalho de El Salvador, sobre a construção da Agenda Bahia do Trabalho Decente, e do Conselho Econômico, Social e Institucional da República Dominicana, quando Wagner abordará a importância do diálogo social para o fortalecimento da democracia. Além do governador, viajaram o chefe de gabinete Fernando Schmidt e a primeira dama Fátima Mendonça. 

 

(texto da assessoria de comunicação do estado)

Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share