31.10.09

Professora e servidores da UEFS sofrem seqüestro relâmpago

 

Quatro ladrões usaram um carro para bloquear uma rua no bairro Novo Horizonte e levaram uma van que conduzia 12 prestadores de serviço da Universidade Estadual de Feira de Santana, por volta das 22 horas de quinta-feira, depois que eles concluíram o trabalho em uma formatura e estavam sendo deixados em casa.

O grupo teve os celulares, dinheiro e objetos de valor roubados. Eles foram levados até o município de Santanópolis, a 25 quilômetros de distância, onde o bando deixou o pessoal a pé e fugiu com a van. Outro veículo da instituição foi enviado para buscar os funcionários, que prestaram queixa na 2ª delegacia de Feira de Santana.

PROFESSORA SEQUESTRADA

No mesmo dia, de manhã, uma professora da UEFS tinha sido sequestrada, também na altura do bairro Novo Horizonte, que é vizinho da universidade. Ela estava saindo da pista da BR 116, para entrar em uma oficina, antes de chegar no trabalho. Quando a velocidade estava reduzida, um homem na beira da estrada apontou um revólver e imediatamente outro comparsa entrou no carro, assumindo o lugar da motorista, empurrada para o banco do carona.

Os ladrões abasteceram o carro, pagando com o cartão da professora e quando chegaram em Capim Grosso, a 160 quilômetros de distância, foram sacar o dinheiro da conta da servidora em um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Mas o alarme do carro soou, a professora esboçou uma reação, os ladrões se assustaram e resolveram fugir. Foram perseguidos por populares, um dos dois atirou para cima e acabou chamando ainda mais atenção.

A polícia conseguiu dominar Augne Cauê Mesquita dos Santos, 19 anos, ainda no centro da cidade. Emerson Patrese da Silva Borges, 20 anos, foi capturado horas depois na zona rural, por volta de 15:00. Augne confessou que quando menor tinha passado por instituições destinadas a menores infratores. Já Emerson tinha uma prisão preventiva decretada por roubo de uma caminhonete em Juazeiro, cidade natal dos dois presos.

A professora pediu à polícia para não ser identificada.

REITOR E ADUFS

“A polícia nos informou que há grupos agindo nas imediações, que atacam carros que fazem transporte de passageiros na BR 116”, revela o reitor José Carlos Barreto. Mas para ele os episódios não configuram um aumento dos riscos na segurança da instituição ou de seus professores e funcionários.

Internamente, a universidade adotou a providência de construir uma guarita nos fundos, após o módulo VII, já que vinham sendo constantes as invasões e roubos nestas áreas mais isoladas do campus. A construção iniciada no ano passado foi concluída em 2009 e o reitor avalia que o resultado foi satisfatório.

O coordenador da Associação de Docentes, a Adufs, Gean Santana, considera que “a violência não é privilégio nosso na universidade, porque ela permeia as cidades grandes que têm muita exclusão social”. Ele pondera que nas comunidades pobres os jovens negros assassinados também são vítimas.

 

 

Posted via email from Glauco Wanderley

30.10.09

Comerciante de Amélia Rodrigues morre com suspeita de dengue no HDPA

O comerciante e morador de Amélia Rodrigues, Amado Marcelino dos Santos, 57 anos, faleceu às 23 horas de quinta-feira (29) com suspeita de dengue no Hospital Dom Pedro de Alcântara. A Divisão de Vigilância Epidemiológica realizou a coleta do sangue e encaminhou a sorologia para o Laboratório Central (Lacen), em Salvador.

A vítima deu entrada na unidade de saúde no dia 24 de outubro, mas apresentou os primeiros sintomas como leucocitose, sangramento e manchas no corpo no dia 22. O atestado de óbito emitido pelo hospital informa que as causas do óbito foram insuficiência respiratória e aguda, sepse - causada por infecção generalizada e a presença de germes e bactérias - e pancreatite.

De acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica, Janice Estrela, Amado Marcelino já foi para o hospital em estado grave.

“Não temos nada confirmado se o motivo da morte foi dengue, mas já entramos em contato com a 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) para contatar a Vigilância Epidemiológica de Amélia Rodrigues e fazer o bloqueio, passando o fumacê e trabalhando ao redor da residência do paciente para exterminar qualquer problema”, disse Janice Estrela.

Amado Macelino Santos nasceu em 2 de fevereiro de 1952 e residia na rua Santo Antônio, 23, em Amélia Rodrigues.

(Informações da Secretaria Municipal de Comunicação)

Posted via email from Glauco Wanderley

Lousa eletrônica pode representar um salto na educação feirense

 

 

O noticiário hoje em Feira de Santana estará cheio de elogios à lousa eletrônica adquirida pela prefeitura de Feira de Santana. E neste caso não serão elogios gratuitos ou bajulação de quem depende dos cofres públicos para sobreviver.

Nunca houve na rede pública investimento material mais útil e mais importante no sentido de aumentar a qualidade da educação. Para tentar resumir de forma clara e direta a capacidade do equipamento, pode-se dizer que é um computador touch-screen, ou seja, que você manipula tocando diretamente na tela.

E daí? Para um monte de gente um computador é algo difícil e desinteressante, embora para a criançada seja hoje talvez o principal sonho de consumo. Temos que lembrar, porém, que o equipamento dependerá da atuação de um professor, responsável pela aula.

Neste ponto o sistema tem algumas vantagens importantes, que fazem com que  a adaptação dure somente em torno de dois meses de treinamento, segundo o coordenador técnico da empresa que vende o serviço, Fernando Passoni.

O equipamento tem toda a riqueza multimídia que um computador oferece (ilustrações, vídeos, áudio), mas pode funcionar também como o quadro negro de antigamente. Ou seja, pode-se escrever e apagar. E colorido. Sem giz nem pó, claro.

Quem sabe mexer com computador tem a vantagem de poder fazer um uso mais aprofundado da ferramenta e descobrir mais depressa as possibilidades. Mas quem não sabe mexer em computador não precisa aprender a mexer, para usar a lousa eletrônica. É algo mais intuitivo, já que se trabalha com as mãos; não depende de digitação, de aprender a operar programas complexos, etc.

Ela precisa ser ligada a um laptop onde a informação está armazenada. Há um pacote completo de seis mil aulas prontas cobrindo todo o conteúdo do Ensino Fundamental, elaboradas em obediência aos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), mas os professores podem pedir também para inserir novos conteúdos e este número de seis mil aulas está sempre aumentando.

Um exemplo dado pelo Passoni: uma cidade paulista pediu um vôo panorâmico para mostrar os rios da região. A empresa então elaborou o passeio através do Google Maps, que faz imagens de satélite.

Se o conteúdo for pensado coletivamente, o vídeo pode ser explorado para ensinar várias disciplinas. Sem contar a vantagem de incluir informação local, que nenhum livro didático pode fornecer, obviamente. Para que esta característica seja bem aproveitada, a secretaria de Educação deve providenciar uma equipe local que esteja preocupada em trocar ideias com alunos e professores e produzir conteúdo específico sobre o município.

O sistema é conectado à internet. Então se o professor quiser, poderá acrescentar à aula informação disponível na rede mundial de computadores. Ou levar para a tela digital uma apresentação que fez em casa.

Pode-se dizer que as possibilidades são ampliadas ao infinito.

TELA NÃO DÁ AULA

Mas a tela não dá aula. Tudo sempre dependerá do professor e de outros fatores. Eu acredito que no geral a adaptação dos mestres não será problema. Torço para que sejam instigados cada vez mais a pensar e criar. Torço para não ouvir mais uma entrevista como a da diretora da escola onde o sistema foi apresentado ontem, que leu parte de sua resposta ao repórter Ney Silva, para ficar bonito e ela poder citar um teórico desconhecido do mundo exterior à pedagogia. Não ficou bonito, porque numa entrevista, resposta lida não substitui a espontaneidade.

As questões vão muito além da adaptação dos professores, é claro. Os recursos oferecidos por essa tecnologia são para estimular o aprendizado. A aula fica interativa. Não é como um livro, em que tudo está fixo e predeterminado, porque está impresso. Na lousa eletrônica, imagens, exemplos, exercícios, podem ser modificados, enriquecidos pelo professor e pelo aluno.

Portanto, para que a nova tecnologia alcance o resultado de levar o aluno a aprender mesmo, ela teria que ser parte da rotina escolar e não algo como uma aula por semana, como se fosse “a hora do cineminha”.

Claro que no começo a prefeitura não terá o recurso para um número enorme de unidades, contemplando várias salas por escola. Estão começando com 45 equipamentos, dos quais alguns já vão para a zona rural. 

A empresa fornece também um equipamento móvel, um tipo de projetor que transforma qualquer parede na tela interativa. O que permite eventualmente juntar turmas num espaço mais amplo, como um pátio ou auditório.

Infelizmente grande parte de nossas escolas está em péssimas condições. O governo sabe disso e promete reformar todas. É parte essencial também da melhoria do ensino. E há que se dar um crédito, inclusive por conta de outro equipamento apresentado ontem, que promete evitar a sede que às vezes maltrata as crianças. A máquina transforma ar em água, sem depender de instalações hidráulicas nem da Embasa.

E, como diziam antigamente os colunistas sociais, last, but not least, salário de professor tem que ser algo que atraia cabeças pensantes para a profissão. Professores não podem ser uma turma composta de alguns competentes abnegados idealistas e muitos conformados, de baixa qualificação, que acharam que este era o emprego melhorzinho que poderiam obter na vida.

Abaixo, duas fotos de Silvio Tito da Secom, na apresentação feita ontem na escola Monteiro Lobato: aluna experimenta a lousa , eu ouvindo as explicações do técnico.

A outra imagem é da página da prefeitura de Feira na internet para o novo serviço. Esta página pode também ser adaptada, inserindo-se conteúdos locais.

* 45 é o número correto. Publiquei inicialmente 60

Posted via email from Glauco Wanderley

Quinta-feira violenta: mortes, assalto a banco e tiros em escola

 

 

Depois da quarta-feira com o susto do assalto ao banco Bradesco, o dia seguinte em Feira de Santana voltou a registrar episódios violentos, até mesmo dentro de uma escola.

Três supostos assaltantes de ônibus foram mortos em ação da polícia civil de Feira de Santana na manhã de ontem. Segundo o relato do delegado Marcelo Novo, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, os policiais se dirigiram a uma casa no bairro Três Riachos, onde sabiam que o bando estava se escondendo. “Demos voz de prisão e eles reagiram atirando”, justificou.

Um dos mortos foi José Aparecido de Oliveira, 18 anos. Outro foi identificado apenas como Tiego, enquanto o terceiro não foi identificado. O bairro Três Riachos fica nas margens da BR 116 Sul, na entrada de Feira de Santana, local onde frequentemente ocorrem assaltos a ônibus interestaduais, que reduzem a velocidade para passar nos quebra-molas.

Na mesma operação, os policiais estiveram no bairro Parque Panorama, onde também foram diretamente a uma residência que servia de abrigo a um grupo acusado de tráfico de drogas.

Foram apreendidos armas, dinheiro e drogas. Os presos foram Alan de Oliveira Coutinho, 19 anos; Caíque Barbosa Matos, 25 anos e Inairan Santos da Silva, 18 anos, mas a polícia acredita que há outros envolvidos que conseguiram escapar.

 

ASSALTO EM POSTO BANCÁRIO

Oito homens armados assaltaram na tarde de ontem um posto do Banco do Brasil dentro da Yazaki, indústria instalada no Centro Industrial do Subaé, na BR 324, em Feira de Santana. A empresa fornece componentes para os carros fabricados pela Ford em Camaçari.

A empresa não quis dar declarações, mas de acordo com a polícia a estimativa é de que tenham sido levados R$ 40 mil que seriam utilizados no pagamento dos funcionários hoje, último dia útil do mês.

 

TIROS EM ESCOLA ESTADUAL

Um ex-aluno foi baleado quando estava saindo da escola estadual General Osório, no bairro Serraria Brasil, em Feira de Santana. A tentativa de homicídio ocorreu por volta de 8:30 da manhã no momento em que os cerca de 500 alunos do turno matutino esperavam o início de um evento relacionado a Consciência Negra, com palestras e apresentações artísticas.

Três tiros foram disparados por um homem, na direção do rapaz, identificado apenas como Diego. Segundo a direção do colégio, ninguém conseguiu reconhecer o homem que deu os tiros e fugiu. Uma bala se perdeu, outra atingiu a parede e uma acertou o ex-aluno, que ficou ferido de raspão nas costas. Ele não foi para o hospital e sim para casa, mas se recusou a dar entrevistas.

De acordo com o diretor da escola, Ivanberg dos Santos Lima, não havia registro de problema anterior com o comportamento do aluno. Ele compareceu na escola, mas foi convidado a se retirar, porque o evento era exclusivo para alunos matriculados. Diego foi atacado quando passava pelo portão para ir embora, no momento em que o estacionamento foi aberto para a entrada do carro de uma professora.

O diretor atesta que havia poucos alunos nesta área, porque se trata do estacionamento e não do portão por onde entram e saem os estudantes. Seriam apenas três ou quatro alunos no local no momento dos tiros.

Ao ouvir os disparos e tomar conhecimento do que se passava, os alunos ficaram apavorados e o evento acabou transferido para a próxima semana. “Eles ficaram em pânico, muitas meninas passando mal”, lembra o diretor. Todos foram dispensados pela direção mas só puderam sair acompanhados pelos pais. Durante a tarde, a escola funcionou normalmente.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Lula e Edir Macedo: Tudo a ver

do site Comunique-se: http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D54035%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D33554912400%26fnt%3Dfntnl

Nesta quarta-feira (28/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração do novo complexo de estúdios de novelas da Record no Rio de Janeiro. Em discurso, afirmou que a emissora foi vítima de preconceito e ressaltou a importância da competição no mercado televisivo brasileiro.

“Não seria bom para o Brasil que a gente tivesse apenas uma televisão dando informações (...). Essas alternativas é que estão permitindo que o povo brasileiro não seja vítima de alguns formadores de opinião pública que não querem formar a opinião pública, mas que querem induzi-la a um pensamento único, a uma verdade única, sem permitir que as pessoas tenham possibilidade de ter opções de informação”, afirmou.

De acordo com o presidente, a inauguração do novo estúdio mostra que a emissora “acredita no Brasil” e serve de resposta para quem não acreditou nos investimentos feitos pela Record.

“Aqueles que em 2002 não tinham votado em mim, depois da vitória ficaram, em 2002, 2003, 2004 torcendo para que o governo não desse certo. Porque tem um certo tipo de gente no Brasil, que não se contenta, no exercício da democracia, em perder. Ele quer que quem ganhe não faça nada para ele poder justificar os discursos feitos durante a campanha. Eu acompanho os meios de comunicação no Brasil e sei o quanto a Record e o povo da Record foram vítimas de preconceito”, disse.

Posted via email from Glauco Wanderley

29.10.09

Feira de Santana seria o destino da metralhadora antiaérea

 

A notícia foi divulgada no blog Resenha Geral, de Vitória da Conquista, que repassa informação vinda de entrevistas no rádio:

“Uma fonte revelou a reportagem da Rádio Cidade Am e 96 FM, que a metralhadora P 50 que foi apreendida em Vitória da Conquista em ação da PRF ia para a cidade de Feira de Santana. O homem que foi preso com o armamento, Ivaldo Gomes da Silva (foto), teria assegurado que tinha embarcado em São Paulo e o destino para entrega da encomenda seria Natal no Rio Grande do Norte.

As investigações continuam. O fato pode ter relação com a onda de violência que se instalou em Salvador no mês passado. O crime organizado vem sendo monitorado em ação conjunta da Polícia Federal, Militar, Civil e PRF”.

Fonte: http://www.blogdaresenhageral.com.br/v1/2009/10/29/feira-de-santana-seria-o-destino-da-metralhadora-antiaerea/

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Vigilante enfrenta bandido no Bradesco e escapa de morrer

</object>

As câmeras do banco flagraram em detalhes a briga de um vigilante que tentou por duas vezes dominar um dos assaltantes que aterrorizaram a clientela do Bradesco na Conselheiro Franco no assalto da manhã de ontem.

O vigilante não teve a identidade revelada. A primeira vez em que reage pode ser considerada até uma tentativa de se defender, já que o ladrão o aborda tentando retirar a arma. Ele começa uma briga, cai, perde a arma e fica sob a mira do próprio revólver na mão do bandido. 

Depois, quando o assaltante está próximo dele outra vez, tenta retomar a arma e é novamente rechaçado. O ladrão estava exigindo que ele destravasse a porta para o comparsa entrar. QUando recomeçam a briga, o segundo ladrão resolve quebrar o vidro para entrar na agência.

Este passa direto e vai em direção aos caixas. No vídeo com pouco mais de três minutos se vê ainda a fuga dos dois, pelo mesmo buraco aberto na chegada e depois a confusão que se estabelece, com os clientes que entram ainda assustados e o pessoal da segurança que reaparece em cena, inclusive o vigilante que tentou enfrentar o ladrão mesmo desarmado. 

A atitude do vigilante foi classificada como imprudente até mesmo por policiais que viram as imagens no Complexo Policial. Um deles comentou que o vigilante deveria passar por uma reciclagem no treinamento.

A entrada do primeiro ladrão, de capacete, foi pela porta giratória. A primeira imagem deste vídeo mostra uma mulher que vai pegar na gavetinha de acrílico algum objeto metálico que depositou, para passar pelo detector de metais sem que a porta travasse. No mesmo momento, do lado de fora, outra mulher deposita um objeto, mas quando tenta passar, a porta trava. 

O vigilante destrava, ela passa, atrás dela vem um senhor de chapéu e em seguida o ladrão, de capacete. Aparentemente a porta permaneceu destravada. Um movimento do braço do vigilante aos 23 segundos do vídeo, parece ser o momento em que ele aciona novamente o mecanismo de travamento. Ele ainda estava em frente à porta quando o ladrão se aproximou para tirar-lhe a arma.
Colaboração - Jefferson Paranhos

Posted via email from Glauco Wanderley

Dois presos após assalto ao Bradesco

Dois homens foram presos depois de assaltar uma agência do Bradesco na rua Conselheiro Franco no centro de Feira de Santana, na manhã de ontem. Fábio Barbosa Neri, de 25 anos e José Mário Bispo dos Santos, de 24, foram capturados logo depois de deixar a agência, quando tentavam fugir pegando um ônibus urbano, a poucos metros do local do assalto. A esta altura eles já estavam sendo perseguidos pela Polícia Militar, que monitora o centro da cidade através de câmeras de vigilância.

No banco as câmeras de vigilância registraram toda a ação. Um dos ladrões entra usando um capacete. Depois se dirige à caixa de acrílico onde as pessoas recolhem seus objetos metálicos depositados quando vão passar pela porta giratória. Neste momento, o comparsa, que não tinha passado pela porta giratória, deposita a arma na caixa. O que está dentro da agência pega a arma e tenta render o vigilante, que reage, inicia uma briga, mas acaba dominado.

O outro ladrão então entra na agência atirando no vidro, rendendo clientes e funcionários e saqueando os caixas. Enquanto recolhia o dinheiro ele quebrou mais vidros com tiros, provocando pânico entre o público. Eram pouco mais de 9 horas. A agência tinha sido aberta pouco antes e não estava lotada. Apesar dos tiros que deixaram marcas na parede, não houve feridos, mas ninguém quis falar com a reportagem.

Os ladrões fugiram a pé em direção ao terminal de ônibus, mas foram alcançados por policiais de moto que já tinham conhecimento do assalto por meio das imagens captadas pelas câmeras das ruas.

Fábio e José Mário moram em Salvador e de acordo com o coordenador regional da polícia civil, Fábio Lordelo, já cumpriram pena por roubo e tráfico de drogas e fazem parte de facções criminosas que agem no estado. A polícia acredita que pelo menos outros dois compõem o bando, que está sendo procurado. Depois da prisão, policiais civis e militares localizaram armas e parte do dinheiro roubado em uma casa no bairro Chácara São Cosme, que estava vazia.

“Eles subestimaram a nossa capacidade de reação, acharam que seria fácil agir aqui”, suspeita o delegado regional. O armamento pesado em poder dos ladrões e encontrado depois na casa pela polícia, comprova que não se trata de iniciantes.

“Um fuzil 762, uma submetralhadora 9 milímetros, uma espingarda 12, um revólver 38 e uma pistola 380”, lista o capitão Silva Neto, da polícia militar. Eles também tinham coletes à prova de balas.

“São bandidos de alta periculosidade, mas temos nome e endereço dos fugitivos e vamos capturar todos”, assegura o delegado Lordelo.

Além das armas, foram recuperados R$ 14 mil que estavam na casa. O banco não informou se esta quantia corresponde ao total roubado.

Depois de presos em flagrante, os acusados foram levados para o presídio regional de Feira de Santana.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

28.10.09

Lucena dá goleada. Somente 1 voto contrário

 
 

Como já era esperado, o advogado Carlos Lucena foi reconduzido, pela nona vez, ao cargo de Procurador Geral do Município de Feira de Santana.  A indicação do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) foi acatada, nesta quarta-feira (28,) pela Câmara de Vereadores, por 16 votos a favor,  1 contra  e 1 abstenção.

 

As críticas e acusações feitas por Milton Brito, chefe de gabinete do prefeito, ao procurador não bastaram para que os vereadores mudassem os votos.  Com a decisão, Lucena continua na função por mais dois anos. Contudo, com a permanência de Lucena fica a pergunta, ainda sem resposta, que circula insistentemente no Twitter: Milton Brito levantou falso testemunho ou a Câmara é permissiva?


(texto: Blog do Velame)

Posted via email from Glauco Wanderley

Comprava álcool comum e vendia como combustível

 

A polícia civil de Feira de Santana prendeu na tarde de ontem Ovídio Gomes de Oliveira, 48 anos, que vendia álcool comum como se fosse combustível para automóveis. A venda ocorria em uma praça próximo da catedral Matriz, no centro da cidade.

Ao ser preso, ele apresentou na polícia notas fiscais da compra de álcool industrial, por R$ 1,20 o litro. A mesma quantidade era vendida em garrafas pet de refrigerante, pelo preço de R$ 1,60 por litro. A venda clandestina foi flagrada pela TV Subaé, que apresentou as gravações à polícia.

Ovídio foi levado para o Complexo Policial, onde confessou o esquema. Na praça, foram apreendidos 1.200 litros, que ficavam guardados em um reboque do carro do infrator. A polícia fez uma busca na casa, no bairro Conceição II, onde foram achados mais 1.275 litros.

O delegado de crimes contra o patrimônio, Marcelo Novo, autuou Ovídio por crime contra a ordem econômica, pela venda de combustível adulterado. Ele ficou preso no Complexo Policial.

Em entrevista ao radialista Aldo Matos, Ovídio falou como se não estivesse fazendo nada de errado e atribuiu sua prisão a denúncias motivadas por algo como inveja ou ganância de donos de postos, insatisfeitos com seu negócio, que considerou como apenas um meio lícito de sustentar a família.

Posted via email from Glauco Wanderley

27.10.09

Uefs seleciona 19 professores

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) inscreve até 13 de novembro para concurso público para professor auxiliar, assistente e adjunto. São oferecidas 19 vagas para disciplinas das áreas de Saúde, Física, Tecnologia, Educação, Exatas, Biologia e Humanas.

O concurso visa o preenchimento das vagas existentes para os cargos permanentes do quadro de pessoal da Uefs. As inscrições são realizadas na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração, campus universitário. O edital está disponível no portal http://www.uefs.br/, nas seções Notícias e Processo Seletivo.

Posted via email from Glauco Wanderley

Município busca R$ 400 mil para segurança

Exatos R$ 426,553,30 são pretendidos pelo governo para impulsionar as ações da recém criada secretaria de Prevenção à violência. 30% para capacitação da Guarda Municipal; 30% para ações de prevenção e 40% em material permanente.

O projeto elaborado pelas secretarias de Governo foi encaminhado ao Ministério da Justiça, visando recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.

Posted via email from Glauco Wanderley

Prefeito sanciona passe-livre para idosos. Sincol lança campanha contra

A lei que concede passe-livre aos idosos a partir de 60 anos de idade será sancionada pelo prefeito Tarcízio Pimenta, nesta terça-feira, às 16 horas. O ato acontecerá no Paço Municipal.

Ao mesmo tempo, o Sincol, sindicato que representa as empresas de ônibus (duas) que operam em Feira de Santana, lançou uma campanha publicitária repetindo o argumento de que gratuidades pesam no preço da passagem paga por todos. Dizendo-se baseado nos dados do IBGE o sindicato contabiliza 17.750 pessoas acima de 60 anos que serão beneficiárias da nova concessão, para a qual os empresários já anunciam antecipadamente que precisará ser compensada no próximo reajuste de passagens.

A gratuidade foi aprovada no final de setembro na Câmara, por meio de projeto de autoria dos vereadores Roberto Tourinho e Marialvo Barreto. O líder governista Justiniano França inseriu uma emenda excluindo do benefício os idosos até 64 anos que tenham carteira assinada. A partir de 65 a gratuidade já existia.

A oposição duvidou da sanção do prefeito, que demorou a decidir, alegando que o assunto estava sob análise da procuradoria municipal. O prefeito também recebeu uma comissão de idosos que foi pedir a sanção do projeto.

Tarcízio Pimenta justificou que sanção ou veto não é por vontade própria ou de um segmento da sociedade, mas pela legalidade. “A nossa decisão não pode ser açodada, fruto de pressão. Ela tem que ser analisada tecnicamente e, em alguns casos, isso demanda tempo”, frisa.

 

Posted via email from Glauco Wanderley

Tarcízio pede aumento de unidades no Minha Casa

Depois da entrega dos dois primeiros empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida na Bahia, ontem em Feira de Santana, o município anunciou que pretende ampliar o número de unidades a serem construídas na cidade, que tem um déficit de 24 mil moradias, de acordo com a prefeitura.

O prefeito Tarcízio Pimenta solicitou ao vice-presidente da Caixa Econômica, Jorge Hereda, que compareceu na solenidade de entrega das chaves, que o município seja autorizado a ir além da meta de 6 mil unidades prevista atualmente.

Os dois condomínios entregues na tarde de ontem totalizam 285* casas. Existem mais 2.500 unidades já contratadas para construção na cidade, na mesma faixa de renda destes dois primeiros, ou seja, para compradores com renda familiar entre três e seis salários mínimos.

As casas são de dois quartos, indicadas para famílias pequenas como a da funcionária pública Andrea Costa Souza. Vinda da capital e morando há pouco tempo em Feira de Santana, ela vivia em uma casa alugada com o marido e um filho. “Nós compramos devido às facilidades oferecidas e também como opção de investimento”, justifica.

De acordo com o diretor de uma das construtoras que executaram o empreendimento, Rogério Marques, casas vendidas inicialmente por R$ 66 mil já estão sendo revendidas pelos primeiros compradores por valores próximos de R$ 80 mil.

A autônoma Sheila Santos Souza viu no programa a oportunidade de reaver a casa própria. Ela morava em casa alugada, depois de vender a própria para investir no negócio em que trabalha com o marido. “Era uma casa em condomínio e estou voltando para um condomínio também na mesma área, aproveitando que o preço estava bom”. As prestações giram em torno de R$ 300,00, considerando 30 anos para pagar. Sheila mora com o marido, um filho e uma filha.

O professor Peri Marcos, que vai morar sozinho, acha que o fato da residência ser em condomínio é um ponto fundamental. “Para mim é uma questão de viver em comunidade e ter mais segurança”, analisa.

O diretor de outra construtora, Roberto Carvalho, atesta que o programa habitacional foi fundamental para ampliar a oferta. “Sem ele não teríamos os lançamentos que já fizemos e os que estamos preparando”, garante. Em conseqüência, o mercado está aquecido. Carvalho revela que vendeu em um fim de semana 300 unidades de um total de 500 lançadas em um novo empreendimento.

Prefeitos de vários municípios compareceram ao evento de entrega das chaves, alguns dos quais assinaram contratos com a Caixa Econômica para aderir ao programa.

* O número de casas citado difere em alguns textos publicados na imprensa. A explicação é a seguinte: nem todas as casas foram entregues. Algumas estão em fase de acabamento.

See and download the full gallery on posterous

Posted via email from Glauco Wanderley

26.10.09

Milton Brito ataca “Dom” Lucena: “imperador negocista”

 

 

Homem de confiança do prefeito Tarcízio Pimenta, cotado inclusive para ser o substituto de Carlos Lucena caso este saísse da Procuradoria, o chefe de Gabinete, Milton Brito, não economizou munição ao condenar a anunciada recondução do procurador Carlos Lucena, antecipada no Twitter pelo vereador Getúlio Barbosa.

Em comentário aqui no blog, o advogado chama o colega de governo de “imperador negocista” e coloca Lucena sob suspeição, citando processos judiciais que o envolvem e sugerindo que o prefeito desconhece “metade da missa”. Brito propõe que Tarcízio repense a recondução.

Milton escreveu: “Nunca se conviveu com tamanha excrescência, mormente quando o Dom Lucena responde a Inquérito na Polícia Federal, Representação no Ministério Público Federal e a Processo, tendo deixado Gestor com bem indisponível. Qual o segredo? Conhecimento jurídico?... Ou o caminho das pedras? O governo de doutor Tarcízio está de parabéns em tudo. Agora suportar um Imperador negocista é grave. Com certeza ele não sabe da missa a metade. Espero que ele repense. A sua equipe tem que estar composta de homens honrados”.

É pesado. Ainda mais vindo do chefe de Gabinete, que fica ali na antesala, como filtro ou esponja de tudo que se passa na administração e tem status de secretário.

E como sei que foi Milton Brito mesmo que escreveu isso e não alguém tentando se passar por ele? Telefonei e falei pessoalmente com o secretário para confirmar. Ele confirmou, com a ressalva de que era a opinião dele como jurista, não como membro do governo.

Notem também, se forem ler o comentário diretamente na postagem feita por Brito que ele começa afirmando não ter interesse no cargo.

Posted via email from Glauco Wanderley

Assassino de Marcus diz que brigaram por ciúme

 

 

Kleverson Kleber de Souza Ribeiro, 23 anos, que confessou ter dado garrafadas na cabeça do professor e artista plástico Marcus Morais, disse que a morte não foi intencional e que os dois brigaram porque a vítima foi tirar satisfação por ter visto o rapaz na companhia de uma garota.

Kleverson deu entrevista na manhã desta segunda-feira, quando a polícia o apresentou, ao lado de Danilo Novaes Santos, 23 e Eric John Silva Santos, 24. Todos foram levados para o Conjunto Penal de Feira de Santana.

O acusado disse que mantinha um relacionamento amoroso com Marcus há quatro anos. “Ele (Marcus Morais) tinha me visto com uma menina. Quando cheguei no apartamento dele, na quarta-feira, ele começou a me humilhar, me chamando de porco, falando que eu estava fedendo, mas tudo por ciúmes da menina”, alegou Kléverson.

Ele alegou que brigaram e em dado momento pegou uma garrafa do vinho que tinham bebido e bateu mais de uma vez na cabeça de Marcus. Garantiu ainda que ao deixar o apartamento do artista não sabia que ele estava morto.

Por fim, Kleverson alegou que os outros dois rapazes não tiveram nenhuma participação no crime. Que apenas foram convidados com ele para beber e passear com o carro do artista, mas que não sabiam do crime.

Assista o vídeo com entrevista do acusado:

</object>


Posted via email from Glauco Wanderley

25.10.09

Irmão de Colbert preside o PMDB feirense

O economista Evaldo Gomes Martins é o novo presidente do PMDB de Feira de Santana. Evaldo é irmão do deputado federal Colbert Martins. Sua eleição aconteceu neste domingo, por unanimidade. Os filiados votaram na chapa única para o Diretório Municipal, substituindo a Comissão Provisória que há três anos dirigia o partido, por delegação do comando regional.

“Estou feliz e orgulhoso. Dos cargos públicos que já ocupei nenhum deu tanta felicidade como este. É um orgulho comandar um partido político que já teve na presidência homens públicos como meu pai Colbert Martins, Francisco Pinto, José Falcão e tantos outros”, disse Evaldo, de acordo com a assessoria do partido.

A chapa eleita

 Presidente – Evaldo Gomes Martins

1º vice presidente – Adilson Simas

2º vice presidente – Wilson de Oliveira Pereira

secretário geral – Wilson Ferreira Falcão

secretário adjunto – José Carlos dos Passos Souza

tesoureiro – Sérgio Madeira Santos

Posted via email from Glauco Wanderley

Espalhe

Bookmark and Share